MUSCARIUM#10 – festival de artes performativas em Sintra

Os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz, da Escola Secundária de Santa Maria, participaram em diversas atividades do MUSCARIUM#10 – festival de artes performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca, que aconteceu entre 2 e 22 de setembro.

O festival privilegia a realização de residências artísticas e a abertura das salas de ensaios e dos processos de criação às comunidades. Apresenta, também, espetáculos dirigidos a diferentes públicos. Assim, de um modo único no panorama teatral português, o novo formato do festival assume uma forte intervenção comunitária, cruzando artistas e públicos na coprodução e fruição dos trabalhos em construção.

A turma participou em quatro iniciativas desenhadas para si, e pensadas como complemento à sua formação enquanto jovens criadores. Assim, os alunos e alunas tomaram parte numa sessão de improvisação e, posterior, discussão sobre os temas a ser investigados, com as artistas Maria Torres e Daiane Brito; fizeram uma aula de movimento dinamizada pela equipa artística do espetáculo “Urban Requiem”; participaram no ensaio de improvisação do projeto “Cidade à volta da cidade” do artista interdisciplinar, Tristany Mundu, seguido de conversa; e assistiram ao ensaio geral do espetáculo “Azzedine”, produção da Hipérion Projeto Teatral, seguido de conversa com o autor, Jaime Rocha, o encenador, Mário Trigo, e os intérpretes.

Assistiram, também, ao ensaio aberto do espetáculo “Como desenhar uma filha nua”, seguido de uma conversa com o escritor, Jorge Palinhos, a atriz Ana Vitorino, entre outros elementos da equipa artística.

Os artistas envolveram os alunos e alunas nos processos de criação dos seus espetáculos, partilhando métodos de trabalho, seus percursos formativos e escolhas profissionais, sempre num ambiente de partilha seguro, de proximidade e informalidade. Os artistas ouviram a turma e integraram, por vezes, o seu feedback no desenvolvimento dos trabalhos. Um dos alunos salientou, como ponto positivo e diferenciador desta experiência, a importância de ter testemunhado e participado no início destas criações, e por isso ter ficado a compreender melhor as implicações do começar de um espetáculo ou um filme.

De salientar que a residência do “Projeto Ave” aconteceu no Auditório da Escola. Esta parceria entre o Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz e o teatromosca acontece desde 2023 e continuará no futuro, perseguindo outras e novas formas de colaboração.

Aula de movimento com a equipa de Urban Requiem resizeAula de movimento com a equipa de Urban Requiem resizeConversa após a sessão de improvisação do espetáculo Cidade à volta da cidade resize
Conversa após o ensaio aberto do Projeto Ave resizeConversa após o ensaio aberto Urban Requiem resizeEnsaio aberto Como desenhar uma filha nua resize
Ensaio aberto Como desenhar uma filha nua resizeImprovisação para o espetáculo Projeto Ave resizeSessão de improvisação do espetáculo Cidade à volta da cidade 1 resize
Sessão de improvisação do espetáculo Cidade à volta da cidade resizeSessão de improvisação do espetáculo Cidade à volta da cidade resizeSessão de improvisação para o espetáculo Projeto Ave resize

Fotografias: (c) Catarina Lobo/teatromosca