No dia 12 de março, as turmas do 1º e 2º ano do CP Técnico de Informação e Animação Turística, realizaram uma visita de estudo ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, conhecido como da Batalha, mandado construir por D. João I como agradecimento pela vitória das tropas portuguesas contra D. Juan de Castela e os aliados franceses na batalha de Aljubarrota. Vestígios arqueológicos comprovam que a batalha decorreu no terreno onde hoje está edificado o Centro Interpretativo da batalha de Aljubarrota. Os alunos puderam assistir a um espetáculo multimédia com a recriação da batalha que ocorreu a 14 de agosto de 1385 e entender a estratégia militar do Condestável, D. Nuno Álvares Pereira, que foi determinante na vitória das tropas portuguesas. Na visita à exposição puderam conhecer aspetos da crise de 1383-1385, observar achados arqueológicos, manusear réplicas de armas e armaduras usadas ao tempo da batalha pelas tropas portuguesas.
Sal sem mar, foi a surpresa que nos esperava na visita às salinas de Rio Maior. O sal é vestígio da presença do mar há milhões de anos. A água, cerca de sete vezes mais salgada que a água do mar, provém de um poço, após passar por uma jazida de sal-gema.
Esta visita contribuiu para a sensibilização para a importância da valorização do património e aproveitamento turístico de recursos histórico-culturais, naturais e geológicos.



